quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Prefeitura de Petrolina apóia estudo de sustentabilidade da viticultura no Vale do São Francisco

Secretário diz que as ações devem ser preventivas

Produtores e pesquisadores se reúnem em busca de soluções

O estudo de sustentabilidade da viticultura no Vale do São Francisco começou segunda feira (02), reunindo produtores de uva de mesa para a exportação, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria Municipal de Irrigação. O objetivo da pesquisa é diagnosticar a saúde financeira da atividade na região para determinar os pontos de intervenção e buscar alternativas para a competitividade e sustentabilidade do setor.

Os governos Federal, Estadual e Municipal estão mobilizados e vem adotando algumas medidas para incentivar a continuidade da atividade agrícola, principalmente nas regiões que exportam produtos e serviços. Para socorrer o setor, sacrificado pela crise, os governos estão aprovando linhas especiais de custeio, facilidades para a rolagem das dívidas anteriores e adiantamentos de créditos consignados. A equipe da USP está em Petrolina para analisar a atividade agrícola na produção de uva em busca de uma alternativa emergente, mas que não comprometa o futuro empresarial da instituição. “A crise não atingiu a produção de 2008 porque já tínhamos passado pela época de colheita e exportação. Estamos neste momento estudando a realidade para que a produção de 2009 não tenha prejuízo. Nosso objetivo maior é descobrir a prevenção para a crise não atingir nosso setor”, lembrou Matsumoto.

O encontro para a conclusão da pesquisa deve acontecer ainda este mês em Petrolina, quando será marcada a data do Seminário para a apresentação dos resultados.

Foto: Joselito Menezes
Fonte: Ascom Petrolina

Nenhum comentário: