Em reunião no mês de janeiro, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) de Petrolina, deliberou algumas ações, uma delas é o reordenamento ambiental da Orla Fluvial da cidade, prevista para começar depois do carnaval. As outras decisões dizem respeito à implantação do Programa Prefeitura Participativa, atuação da fiscalização no combate à poluição visual, o cadastramento de famílias para avaliação do déficit habitacional do município, oportunidade também de angariar programas habitacionais através da Caixa Econômica e do Governo Federal e a capacitação de agentes do Meio Ambiente.
Assim, aparados na legislação ambiental, obedecendo às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente e as Leis Ambientais, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Planejamento executará, a partir de março, as ações definidas pelo Conselho Municipal, começando pela execução dos trabalhos de monitoramento das árvores existentes na orla I e II da cidade. “Esta ação foi definida de acordo com o parecer técnico do Ibama/PE nº. 049/05. Já deveria ter sido realizada desde
Todo o trecho da área urbana na Orla de Petrolina é compreendido de espécies exóticas (leucena, mamoneiras e algarobeiras), plantas invasoras e bastante úmidas, a última imprópria para a região nordeste brasileira, salvo lugares com a economia voltada à pecuária, já que as algarobas têm nutrientes importantes para animais leiteiros. Por isso, serão substituídas paulatinamente por plantas nativas, como: ingazeiras, mariseiros, muquéns e juaís. Tudo sob a supervisão da comissão, composta de três pessoas, que fará o acompanhamento e monitoramento da vegetação da orla.
“Vamos preservar as plantas nativas da encosta do rio, só serão substituídas às exóticas, lembrando que apenas as que estão até
Além da recuperação da mata ciliar na orla, serão feitas a poda inferior dos galhos em acessos das árvores preservadas, limpeza da faixa lindeira (próxima ao cais), retirada de toda a poda para evitar a queima ilegal e preservação da vegetação rasteira, que contribui na sustentação do solo evitando erosão.
O reordenamento da Orla I e II está prevista para começar depois do carnaval com prazo de oito dias para a conclusão da ação.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário