quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Festival Internacional da Sanfona

O baião “Esperando na Janela”, de autoria de (Raimundinho do Acordeon, Manuca e Tagino Gondim) estourou nas paradas de sucesso do Brasil, depois de gravada por Gilberto Gil em 2000. A música ficou em terceiro lugar, numa pesquisa do IBOPE, como a preferida dos brasileiros naquele ano. Mas já era conhecida no Vale do São Francisco, bem antes do sucesso nacional. Convidado por Regina Casé e aprovado pelo cineasta Ricardo Waddington, Targino Gondim cantou a música durante os ensaios do filme Eu Tu Eles, gravado no Junco do Salitre em Juazeiro.

A música foi incluída na trilha sonora do filme e agradou em cheio. Mostrou o potencial dos compositores da região e apresentou o cantor Targino Gondim ao Brasil. Naquele ano, o forró já era muito requisitado nas festas de Juazeiro e Petrolina, mesmo fora do período junino. A música “Esperando na Janela”, só confirmou uma constatação, a de que Juazeiro estava se transformando na “capital do forró” na Bahia. O Festival Internacional da Sanfona é mais que uma exaltação à música nordestina, é um encontro de instrumentistas artistas consagrados como Renato Borghetti e Mirco Patarini(Itália), trazem a influência musical da sanfona ou “gaita” nas culturas gaúcha e européia.

O evento será realizado no período de 16 a 21 de março em Juazeiro e Petrolina, reforça essa tradição musical da região e em especial de Juazeiro, que começou com João Gilberto, e Edésio Santos, passou por Luiz Galvão, voltou com “força total” com Ivete Sangallo e se fortalece com Targino, Raimundinho do Acordeon , Adelmário Coelho, Sérgio do Forró, Tinho do Acordeon, Flávio Baião, Vanderley do Nordeste e outros.

O festival é um exemplo de como um ritmou musical se incorpora à região, começa a se expandir a partir de Juazeiro para o resto do país e conquista a credibilidade necessária para reunir no Vale do São Francisco, artistas de renome internacional. Demonstra também, a criatividade musical do juazeirense e de outros artistas que, desembarcam na cidade e são absorvidos por uma inspiração musical genuína, tornando Juazeiro uma cidade que valoriza a diversidade de ritmos e a fama de “terra dos artistas”. O evento está sendo coordenado por Targino Gondim(curador) e Celso de Carvalho(direção geral).


Acesse: http://www.festivaldasanfona.com.br

Nenhum comentário: