quinta-feira, 5 de março de 2009

SEADRUMA firma parceria com Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia

A parceria foi firmada durante almoço ocorrido nesta terça-feira (3), no Grande Hotel de Juazeiro, durante visita do secretário Estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos quando foi apresentado ao prefeito Isaac Carvalho e ao secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Jairton Fraga, o programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC).

Na oportunidade, foram discutidos problemas gerais do município focados na questão do meio ambiente e dos recursos hídricos. De acordo com Jairton Fraga, a reunião foi extremamente produtiva. “O secretário Juliano Matos assegurou de imediato a implantação de um viveiro para a produção de 100 mil mudas que estará no plano diretor de arborização a ser elaborado ao longo desse ano. A relação habitante/área verde é extremamente baixa, o recomendável hoje pela organização das nações unidas é de 15m² por habitante, estima-se que por Juazeiro ter entre 6 a 8m² por habitante”, informou.

Outro ponto importante foi o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente Estadual de viabilizar recursos para algumas obras, sobretudo na área de recursos hídricos. “Nós temos hoje cerca de 29 equipamentos quebrados no interior do município que precisam ser recuperados, o secretário se comprometeu em providenciar junto a Companhia de Engenharia Rural da Bahia - CERB uma forma de recuperar e adquirir novos equipamentos.

O titular da SEMA, durante o encontro, sugeriu a discussão na região do programa intitulado Pólos Florestais Sustentáveis - PFS. “Na verdade esse é um programa Federal que tem sua ação concentrada no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF e que possibilita o plantio de árvores de crescimento rápido, exóticas florestais que possam se constituir em alternativa econômica para região.

Ainda na reunião ficou acordado que a SEADRUMA desenvolverá um programa intitulado Emissão de Carbono Zero. “Pretendemos criar, através de lei, o selo Carbono Zero, oferecido aos empresários que promovem a emissão de carbono zero ou a troca da sua emissão de dióxido de carbono por plantio de árvores”, disse Jairton.

Fonte: Ascom PMJ

Nenhum comentário: