sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Três casos distintos

Com a ratificação pelo TSE da cassação do mandato do prefeito eleito de Caetés, José Luiz de Sá Sampaio (PSB), sobe para três o número de municípios no Estado que terão novas eleições em fevereiro. Cada caso, entretanto, tem características distintas. Em Pombos, por exemplo, a prefeita eleita Jane Povão (PR) está apta a entrar novamente na disputa, porque as restrições da justiça eleitoral recaem apenas no seu vice.


Já em Lagoa Grande, o alvo foi o prefeito eleito Jorge Garziera (PMDB), que na condição de ex-prefeito não conseguiu remover pendências de contas rejeitadas pelo TCU, em Brasília. Nos três municípios, os vitoriosos tiveram mais de 50% dos votos válidos, o que implica em nova eleição. Do contrário, assumiria o segundo mais votado, como ocorreu em Araçoiaba.


Em Caetés, Sampainho, como é mais conhecido, perdeu o poder pelo fato de ser filho do ex-prefeito Zé da Luz (PSB). O engraçado é que a família sabia desse impedimento desde cedo, mas insistiu com a candidatura.


Ainda é desconhecido o candidato do grupo, mas em Pombos Jane é favorita, assim como em Lagoa Grande deve ganhar o candidato escolhido pelo prefeito cassado Jorge Garziera, provavelmente Rose, a sua esposa, que tem relevantes serviços prestados ao município na área social. (Coluna de hoje na Folha)

Nenhum comentário: