quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Petrolina implanta programa inovador para a educação no município


A proposta de ensino do governo Julio Lóssio para Petrolina visa melhorar a qualidade da educação, com base em três ações prioritárias: alfabetizar 70% dos alunos da primeira série, corrigir falhas de alfabetização entre os alunos de 3ª a 5ª séries ou com defasagem de idade e reverter, para no máximo 20%, a distorção entre a idade e a série cursada pelo aluno.

O novo plano foi anunciado nesta quarta-feira (7), durante palestra ministrada pelo presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação – ICE, professor Marcos Magalhães, no auditório do SEST/SENAT e será executado, a partir do primeiro semestre de 2009, pela Secretaria de Educação.

Segundo Marcos Magalhães, o Plano de Melhoria de Qualidade da Educação, implantado com sucesso em vários municípios do País, vai contar com a parceria do empresariado, do ICE, e dos Institutos Alfa e Beto - IAB e de Qualidade no Ensino – IQE. “Após um levantamento da situação educacional em Petrolina, observamos diversas deficiências, a exemplo de uma alta taxa de repetência e de abandono escolar, que não difere da realidade nacional, mas que pode ser revertida, uma vez que trabalhamos a educação como vetor do desenvolvimento econômico e social”, destacou.

A partir deste diagnóstico, o Plano estima um investimento por aluno e estabelece metas para a realização dos projetos: Alfa e Beto I (alunos de 1ª série e analfabetos da 2ª série), Acelera I (alunos analfabetos defasados de 1ª a 5ª séries), Acelera II (alunos alfabetizados e defasados), Qualiescola I (alunos alfabetizados e não defasados) e Qualiescola II (alunos da 6ª a 9ª séries).

Marcos Magalhães adiantou, por exemplo, que com a introdução do Qualiescola, espera-se para o ano de 2010, que 50% dos alunos estejam dominando 70% do conteúdo de matemática e língua portuguesa. São ainda prioridades, o desenvolvimento de políticas integradas para a faixa etária da 1ª Infância, a melhoria da Educação Infantil e o aumento do desempenho entre os alunos do Ensino Fundamental.

Fonte: Blog da Josélia

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