A região do Vale do São Francisco se prepara para receber as novas instalações da biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais – Facape no próximo dia 29. A Biblioteca Prof. Luciano José Pinto Barbosa pode ser considerada a mais moderna do nordeste devido a sua infra-estrutura e planejamento que visa criar espaços de estudos não só em livros como revistas, vídeos e jornais. As novas instalações que têm sido uma das principais ações desenvolvidas pela atual direção da faculdade, é fruto de um convênio celebrado com o governo do estado que liberou recursos para a construção da biblioteca para a instituição.
As obras que começaram desde o início desse ano estão em fase de conclusão e para a programação que irá inaugurar a obra, toda a comunidade são franciscana está sendo convidada para presenciar o que a diretora-presidente da Facape, professora Clemilda Barreto, considera um verdadeiro marco cultural para a região.
A construção que é orçada em um milhão e seiscentos reais tem o objetivo de ampliar o acesso à informação e possibilitar melhor qualificação ao seu público alvo. O total de área construída será de 1.187,33m², e o projeto prevê acesso não só a livros, como também a vídeos e a acervo de periódicos. A futura biblioteca contará com videoteca, e uma hemeroteca para acervo de jornais e revistas, que possibilitará a pesquisa em importantes periódicos regionais e nacionais.
Haverá também espaços individuais e coletivos para estudo e pesquisa, assim serão construídas salas de consulta, sala de internet, salão de leitura individual, sete salas de leitura em grupo. Além disso, terá guarda-volume, sala de restauração de livros, sala de catalogação, entre outros espaços que irão possibilitar ao aluno infra-estrutura para sua pesquisa, com conforto e comodidade. Vale salientar que a biblioteca terá também um jardim integrado que permitirá à comunidade facapeana, a leitura ao ar livre.
As novas instalações da biblioteca representam para a comunidade acadêmica a consolidação da Facape como um espaço de construção de conhecimento, pois além de oferecer um espaço físico modernizado e adequado, a biblioteca representa ainda o compromisso com o pensar, investimento na cultura e conhecimento de toda região.(Blog do Carlos Britto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário